quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Leonardo da Vinci 
Leonardo da Vinci no Rio de Janeiro . Foto Fernanda Correia Dias

Então, quando desci da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro percebi que alguém estava me olhando e era ele, Da Vinci.
Leonardo vestido e retratado na técnica de mosaico. Então lembrei do Fernando. O Fernando Correia Dias.
Mais tarde explico.

Fernanda Correia Dias
in Fernando e a ENBA

5 comentários:

  1. Esta lateral da Escola de Belas Artes é realmente muito bonita e as figuras nos chamam... Também fui chamada a tirar fotos (rsss). Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Estelinha e você já viu a exposição que Lucio Murici fez para K-LIXTO e J. Carlos? Está no Museu de Belas Artes.No dia da inauguração eu disse ao Oscar Henrique Liberal de Brito Cunha, neto do J.Carlos: Nossos avôs foram amigos e trabalharam juntos no grande e famoso álbum ao Rei da Bélgica (1922) por isso vou te dar um abraço!
    Beijo Estelinha!

    ResponderExcluir
  3. Ah sim... O meu Avô é o Fernando Correia Dias, aquele que fez o banco, a piscina e a fonte de ceramica remetendo aos marajoaras, na antiga residencia do Doutor Guilherme Guinle atual Museu da Cidade do Rio de Janeiro. Outro beijo!

    ResponderExcluir
  4. Os marajoaras(tupinambás) estavam no Marajó; Pará de 400 a 1400 d.c. Esrtes índios foram os inventores da tanga e a cerâmica no Marajó foi descoberta em 1871 por Charles Friderick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna. Depois conto mais... Bj!

    ResponderExcluir
  5. Ah... sim os Tupinambás também estavam na costa do Rio de Janeiro, e os índios tinham muito para ensinar como arquitetura, engenharia, vestuário (e tem!) daí a obra em cerâmica, mobiliário e vitrais de Fernando Correia Dias, por uma identidade artística brasileira, preservando a mata atlântica, no Rio de Janeiro que era então a capital do Brasil. Os estrangeiros residentes no Brasil tinham outros interesses.Não estavam preocupados com uma autêntica identidade nacional. Bjs

    ResponderExcluir