terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Leão
Amizade Leonina . Foto Fernanda Correia Dias

Sempre tivemos um leão por perto, nos lembrando um rugido. Uma calma. Uma vigilância de ternura.
Pronto. Atento. Por ele passamos todos. Percebendo a velocidade e a exatidão de seus músculos.
É certo que nos inspirou a estarmos em alerta de todos os sentidos.
Sempre tivemos um leão por perto. Na varanda, no jardim, na sala. Um leão de massa, de faiança, de porcelana, um leão nos lembrando adulto e criança. Mas quem corria por fora, vencendo todas as letras,
salvando a todos da dor, do abandono, da tristeza era a leoa de carne e osso que nos lambia e que conhecemos pessoalmente. Reconhecida por todos como "A LEOA".  Era ela a minha e nossa mãe, muito semelhante a mulher correndo com a garrafa de remédio que José Malhoa pintor, pintou e que está no Museu Nacional Soares dos Reis -  veja minha mãe pesquisando O REMÉDIO de José Malhoa, séc. XIX . A Leoa é uma mulher-minha-mãe-mito-ícone que eu conheci pessoalmente e com quem convivi toda a minha vida correndo ao seu lado com o remédio e a cura.

Fernanda Correia Dias
in Perpétuo


Nenhum comentário:

Postar um comentário