quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Bananeiras
Bananeira . Fernanda Correia Dias

"Eram oito e meia da noite.Rodeamos  o edifício da Escola de Bellas Artes e lá nos fundos, no canto formado pelas ruas Araujo Porto Alegre e Mexico, uma esplendida  surpresa me aguardava.
É aí que se acha instalada a Sociedade Brasileira de Bellas Artes, graças a uma concessão gentil de Correia Dias, mantida por Lucio Costa, este actual e aquele ex-diretor da Escola de Bellas Artes.
É evidente que se trata de uma instalação provisória que cessará no dia mesmo em que melhores ventos soprarem em favor da arte e dos artistas brasileiros - Paulo Tapajós para o Correio da Manhã . Domingo 1 de Março de 1931"
Raros são os artistas brasileiros que se interessaram espontaneamente pelo Brasil por perceber o paradisíaco nas terras brasileiras.  A maioria dos artistas brasileiros foi buscar no estrangeiro temas e estratégias artísticas. E o muito que temos de arte voltada para a beleza do Brasil e o espírito dos brasileiros foi encomenda a estrangeiros.
Daí a importância de rever a obra e os gestos do virtuoso artista plastico e gráfico Fernando Correia Dias; português, considerado em seu tempo, O artista mais brasileiro dos brasileiros, O Irrivalizável,  porque é ele que vai  incentivar a produção de arte brasileira, concedendo dois salões para a instalação da Sociedade Brasileira de Bellas Artes.
Fernanda Correia Dias
In Comemorando 100 anos da chegada de Fernando Correia Dias ao Rio de Janeiro
1914-2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário