quarta-feira, 13 de novembro de 2013

José Estrela,  Fernando Correia Dias, Mathilde, Carolinas e Carolana 1934
Café com rosas . Casa do Poeta . Foto Fernanda Correia Dias

Estrugido na casa do Estrela, poesias e um café com rosas.
Para o estrugido, cebolas, tomates, salsas, coentro, batatas inglesas,sal, gengibre,azeitonas pretas e vinho tinto.Panela com tampa. E porque Estrela, Estrugido,Fernando e Mathilde falam português e frequentaram a Carolana, quando lá estive hoje, foi impossível são pensar neles.
Mathilde, minha mãe, ali me levava sozinha ou acompanhada das minhas tias e ou meus irmãos e ela sempre me dizia que seu pai (Fernando) trazia à noitinha, pães, mentirinhas, olho de sogra, brevidades, santa claras...Daí que eu também aprendi a amar todas aquelas gostosuras e os pães de mel, que hoje comi, sem nenhuma cobertura de chocolate ou açúcar.... Uma delicia. Ambiente amoroso, com recheios de memórias, lembranças, várias pessoas do meu coração familiar e principalmente o meu avô Fernando saindo com todas as gostosuras embrulhadinhas e amarradas com barbante e lacinhos penduradas nas pontas dos dedos para alegrar por toda a vida até aos 83 anos os olhos de espelho da minha mãe!
Curioso é saber que a padaria foi fundada em 1934 quando minha mãe estava com 10 anos.
Os pais, não é Estrela? Onde está mesmo aquele poema que você escreveu para o seu pai? Vamos comer as famosas bolas de carne da Carolana e as brevidades? Vamos? Amamos nossos pais e os pais sempre e sempre fazem muita falta !

Fernanda Correia Dias
in Café com rosas

5 comentários:

  1. Lá pelos anos 1980 costumava de ir à Carolana comprar tarecos e aproveitava pra fazer um lanche lá. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Estelinha...Amo tarecos e a Carolana assim como a Colombo, a Cavè e o Albamar...Vamos juntas? Qual delas?
    Beijinhos! Fernandinha

    ResponderExcluir
  3. Vamos Fernandinha! É só marcar, a minha preferida é a Cavé, mais aconchegante e de quebra ainda podemos levar os "madrilenhos" da Manon (rssss). Bjs.

    ResponderExcluir
  4. A Cavé era Manon sim...Aliás, você conhece o passarinho Manon? Minha mãe criava vários... uns fofinhos... branquinhos e marrons...E os Madrilhenhos eles ainda fazem? de goiabada...? Vamos! Rua 7 de Setembro, terça ou quarta? Beijinhos Fernandinha

    ResponderExcluir
  5. Quarta está bom pra mim. Pode ser às três horas? Se preferir outro horário, é só mudar. A Manon continua a fazer os madrilenhos na rua do Ouvidor, não sei se servem na Cavé... mas a gente descobre (rsss). Não conheço o passarinho, vou pesquisar. Bjs.

    ResponderExcluir