quinta-feira, 12 de setembro de 2013

catatua em porcelana do Estrela
Catatua em porcelana do Estrela. Foto Fernanda Correia Dias

A fábrica de pano do Raimundo

Para o meu amigo Raimundo.

Raimundo você não vai ficar doente não. Você é um homem iluminado pela dignidade do Brasil.
Um homem que olha comovido para o algodão brasileiro e tinge, tece e produz pano... Um homem que sonha com produto, maquinário, técnicas, evolução, solução, dignidade e industria. Sonha com as Feiras nacionais e internacionais para a venda de seus panos. Um homem especial, de pulso e singular com sua imensa  e fiel equipe por trinta anos.
Está errado pensar em industria no Brasil Raimundo? Marília, Biza...Milton, Simão, Candida, Alcir, Eduardo, Ísio, Helio, Tereza... ? Estes eu conheci de perto. Compravam pano, couro, caulim...E por que incentivar o empreendedorismo, o desenho industrial para o produto, a arquitetura, a engenharia, a medicina? Não é porque precisamos de sapatos, roupas, móveis, utensílios,tecnologia, alfaias, carros, aviões, papéis, livros, cimentos, bairros, apartamentos, médicos ? Não? Quem seremos?

Raimundo vinte oito anos atrás, saí da sua loja com aquelas amostras do seu pano para pensar em produtos. Industria.E criei industria. Criei coleções de roupas e acessórios confortáveis e internacionais para barco, roupas literárias, vestuário para o Brasil e o Mundo. Eramos um povo voltado para a industria agora vivemos a desindustrialização.


Não me conformo em imaginar a sua fábrica fechada porque não pode concorrer com os produtos internacionais. Raimundo abra a porta da sua fábrica e chame todos os que estão fechando as portas.
É momento de conversar sobre este assunto sério... os meninos estudantes estão perdendo a confiança no Brasil? No Rio de Janeiro...? Repare Raimundo, quando você fecha a porta, o menino não compra pano para criar coleção, para distribuir empregos, para participar de feiras e eventos, para vender para o mundo e comprar apartamento, contratar arquiteto e engenheiro, ir ao médico...ler e escrever livros... viver a tecnologia, passear de barco... conhecer o mundo e a vida vai ficar triste sem educação...
Vai.
Vamos Raimundo!
Levanta, abre a porta e chama o povo para contar a sua história e somar forças.É tempo de levantarmos a boa industrialização.
Vamos Raimundo! Traga a sua alegria e confiança na mudança! Se eles podem, nós também.
Beijo da Fernanda

Fernanda Correia Dias
in Industrialização brasileira, sim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário