quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lua com nuvens . Fernanda Correia Dias . Fotografia

Filomena vivia no armariozinho da cozinha. Era pequenina, moreninha, uma joia.
Quando cantávamos na cozinha e abríamos a portinha, ela pulava em cima ou corria para o fundo...
Quando ela caía no chão, Mamãe falava... Lá vai a Filomena... Ah... que pena, eu complementava e ela me confortava: Não fica triste não... Ela volta! Amanhã quando você abrir o armário ela vai aparecer de novo!
É espertinha esta lagartixa! Vai crescer...  Ficar branca e num vestido justo de seda fosca! Vai ser Mãe... Eu adoro lagartixas! E eu? Lembra aquele monte que se reunia nas paredes da varanda do Cosme Velho? Demos nomes para todas elas... Mas você sempre chama lagartixa de Filomena...E eu aprendi e também chamo... Quem te ensinou a chamar lagartixa de Filomena? Minha Mãe, sua Avó Cecília!
Anos e anos aquelas lagartixas por ali...E nós em volta delas. Observando aqueles gestos tão rápidos, as mãozinhas abertinhas, aquela transparência dos corpinhos sobre as brancas paredes...
O teto e as paredes...Dez... Quinze...Naquele dia contamos vinte e duas...
Nossas visitas nunca nos compreenderam que preferíssemos estar sentadas na varanda entre os arcos das colunas a ir para a sala... A maravilha estava na Varanda!...Porque a Varanda tinha o espetáculo da tarde... Os voos dos sanhaços tão pertinho do nossos olhos. As copas das árvores com suas flores invisíveis. As estrelas do jasmim vindo nos espiar...Aquele bouquet de ascese em cicas phoenixs e flores de mangueiras.
Mas Filomena ficou enorme! E agora caía no chão quando eu abria a portinha do armário fazia até barulho!
Hoje, quando eu descia a escada para sair de casa, Filomena passou por mim correndo! Passou a minha frente. Pensei que ela fosse me parar para me avisar algum acontecimento.. Tanta pressa?
Filomena passou por mim descendo a escada e lá em baixo, esqueceu alguma coisa e voltou!
Voltou enquanto eu perguntava: Filomena! Onde você vai correndo?Como vai voltar para o armário tão gorda?
Nem deu para ver onde ela estava. Me senti ridícula na frente do porteiro, falando com Filomena?
A noite entrava na varanda do Cosme Velho e cobria e descobria as luas de nuvens... Era quando eu mais gostava. A Música passeando no escuro. Noite com nuvem iluminada por lua...Abri o armário pensando nisso e Filomena voltou a ser uma lagartixa pequenininha e moreninha... Uma joia...Pode ser filhote... Mas fiquei tão feliz que sozinha dei saltos de alegria, na cozinha. 
Filomena! Fiz uma tradução de Filomena assim: Filha Minha...
Mas é a amiga da Música...E nesta família todos somos amigos da Música...
"Ela volta! Amanhã quando você abrir o armário ela vai aparecer de novo!"
Filomena significa... Muito Amada!
Fernanda Correia Dias
in Lições de Lagartixa
Para a Mamãe em noite de lua e nuvens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário