quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . Conversa, Café com Borboleta

_Não, não tenho...Infelizmente não tenho, mas é curioso o seu pedido...três livros...a única pessoa que me pediu de uma vez, livros de pedras, flores e insetos - separando os dedos da mão para cada livro- não está mais aqui... Trabalhei com ele no jornal. Ficava perto da mesa dele para comprar o que ele precisasse, fumava muito. Eu saía para comprar livros, comprar papéis, tintas, pincéis...mas o que eu mais gostava era de ver os desenhos que ele fazia à pena... Porque naquele tempo era pena e nanquim...Não está mais entre nós... Faleceu faz tempo, eu era garoto...Foi meu primeiro emprego...Vou procurar para você...Vai levar este? Está bem vou embrulhar... Um momentinho... Aqui está a caneta... Pode fazer o cheque...Fiz o cheque, entreguei, peguei o pacote, levantei os olhos e vi aquele homem idoso chorando. (?)
Por que você esta assim...Emocionado...? Perguntei.
Outro homem que estava ao lado dele lendo o meu nome por extenso e abaixo da minha assinatura no cheque, perguntou: Você é parente do Fernando Correia Dias? O Correia Dias com quem ele trabalhou no jornal ?
Sou neta. Era o pai da minha mãe.
O homem que chorava, chorando falou: É a segunda vez que choro pelo Fernando. A primeira foi em 35 com a morte...Foi ele que me pediu livros de pedras, flores e insetos, eu não encontrei, estou muito impactado, você é muito parecida com ele.
Não chore...Agora que nos reencontramos! -brinquei. Abri os braços e pedi o abraço.
Demos um longo abraço e eu chorei dentro da pequena livraria no Leblon.
Dois dias depois, recebi um telefonema dele e retornei a livraria para buscar um livro de pedras, um livro de flores e o terceiro de borboletas, porque ele ainda não encontrou o de insetos.

Fernanda Correia Dias
in Conversa, Café com Borboleta
















Um comentário: