quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fernanda Correia Dias . Feliz Ano Novo!
Então, na última hora, do último dia, do último mês do ano... eu nasci de parto normal!
Mamãe saiu de Copacabana num taxi, com as minhas roupinhas, para encontrar meu Pai e o Médico na Boca do Mato!Nasci como ela, numa segunda-feira!
Ela me dizia: Fernandinha, eu ouvia todo mundo dizendo: Vamos logo com isso! É Reveillon no mundo! Vamos!...Não foi fácil, filhinha...Não foi fácil não...Minha Mãe contou que telefonou para a minha Avó, Mãe dela, para dizer: Mamãe se eu morrer de parto, você já sabe, será Fernando ou Fernanda por causa do meu pai. Fernandinha você nasceu bem moreninha e sua Avó Cecília me disse: Parece uma indiazinha! Uma chinezinha!É linda! Bem moreninha como seu pai! Quem te chamou pela primeira vez de Fernandinha foi a sua Avó Cecília... depois a minha irmã Virucha...A Nanducha soube no intervalo da peça e foi a primeira a chegar!
Minha Avó me levou para me batizar no ano seguinte, no dia do aniversário dela e na mesma igreja em que ela mesma foi batizada me dando como padrinho o meu Avô Heitor e o nome do pai da minha Mãe no feminino... Fernanda...Minha mãe era tão clara, e tão semelhante fisicamente à minha Avó Cecília Meireles, que quando ela ia me buscar na escola, os meus amiguinhos diziam que ela não era minha mãe não...porque eu não tinha as cores dela...Foi preciso crescer e olhar as fotografias de minha mãe e da minha Avó jovem e em preto e branco, com o cabelo preso, para compreender porque minha mãe achava que minhas fotos em preto e branco eram ela ou a mãe dela!
Não Mamãe, esta, na fotografia, não é você! Nem é a Vovó Cecília! Sou eu! Olha o olho preto! O seu é transparente, o dela era verde... ficaria cinza claro...!O queixo? O queixo é semelhante...Mas sou eu!
E ríamos muito!
Quando minhas filhas nasceram, uma na véspera do Natal e outra na véspera do Reveillon, ela me disse: vocês agora terão a companhia umas das outras...!
É claro que nem eu, nem minhas filhas tivemos festa na escola...Nós e nossos amiguinhos estavam todos sempre de férias!
Minha Mãe em toda a sua vida, nunca deixou de me acordar com um beijo e um bouquet de rosas vermelhas no dia 31 de Dezembro!
Fernanda Correia Dias
in Feliz Ano Novo









2 comentários:

  1. Fernandinha querida, pensei muito em você no dia 31, da colina onde eu estava no miolinho da Serra da Mantiqueira, sem internet, nem telefone, nem nada. Nos olhos e cabelos uma chuvinha fina e intermitente, reticente...
    Que seu dia tenha sido lindo e seu ano seja pontuadinho de alegrias, cheio de belas e felizes surpresas e lembranças... ♥
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  2. Telma, onde eu estava, o dia 31 amanheceu azul e lindo como você me desejou até umas quatro da tarde. Depois São Pedro abriu a torneira e uma chuva linda e perfumada reinou sobre a Lua e as Estrelas por toda a noite e madrugada pontuando muitas alegrias e lembranças em belas e felizes surpresas!Beijos com carinho da
    Fernandinha

    ResponderExcluir