domingo, 24 de julho de 2011

Fernanda Correia Dias . Tão simples! . Nanquim sobre papel

"Eu fui convidada para uma festa tradicional e fui. Uma Festa Juliana ! E são duas Julianas!
Nem acreditei que estas festas maravilhosas ainda poderiam existir, porque as pessoas que sabiam fazer estas festas fazem parte da minha infância. Eram famílias que exercitavam reunir os amigos, brincar de verdade.
O dia, era perfeito e a noite trouxe uma lua de cinema.
O local no convite era completamente poético: Praia da Brisa...e não nos perdemos no caminho, porque Santinha estava no carro!
A Festa tinha bandeirinhas, lanterninhas e muitas flores coloridas, uma fogueira lindíssima, sanfoneiro cantando com os músicos, corrida de saco, dança das cadeiras, pescaria, colocar o rabo na burro, jogo de argolas, pipoca, passeio na carrocinha e burrinho com flores, Santo Antonio, salsichão, cachorro-quente com molhinho de pimentão, tomate e cebola, milho cozido, barraquinhas lindas enfeitadas com chita, fitas e flores...Uma família de amigos, dispostos a brincar e brincar mesmo! Todos estavam vestidos com os trajes, até Bia e Clarinha!
Dançamos a quadrilha como se tivéssemos passado dias e dias ensaiando!
Dançaram os casais debaixo daquela lua imensa, tão bonito!
Aparecida apareceu para torcer pelo Nerçon...na dança das cadeiras dos homens...E me protegia guardando lugar para mim! Na dança das cadeiras das mulheres!
Eu me senti com 8 anos e no lugar certo. Todos tinham oito anos. Mesmo os que já contavam oitenta.
Porque saber brincar, como estávamos brincando com todos e daquela forma, era dizer ao mundo que ainda é possível ser gentil, ser amigo, estar disposto, querer participar e participar, ganhar, perder, acertar, viver, sonhar, reunir, abraçar, dar a mão...
Ações positivas, humanas, raríssimas e tão rara que quando dei a mão para os próximos e ficou aberta uma roda imensa sobre o gramado com a fogueira no meio, contei mais de 180 amigos de mãos dadas!
Não é fantástico? Você pode imaginar o que eu senti?
Rodamos sobre o gramado, cantando e dançando, enquanto o sanfoneiro tocava e os olhinhos das crianças aprendiam, que é possível!
É possivel abrir uma roda gigante, com muita gente feliz!
Dona Iara e Seu Fausto reúnem os filhos e os amigos, nestes últimos 14 anos e Bia e Clarinha já estão na festa!
A festa mais poética e inesquecível que eu participei neste ano...na praia da Brisa!



Festa Poética na Praia da Brisa em noite de lua cheia!


Para Ângela E.L. e toda a família!


Fernanda Correia Dias in Estas histórias das nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário