terça-feira, 14 de junho de 2011




Fernanda Correia Dias . Bordado Açores. São Miguel . Fotógrafa




"Tentei me explicar por quê o azul marinho funciona para mim, substituindo sempre o preto.


Vieram questões do tipo: Seus cabelos são pretos, muito pretos... seus olhos também...versos:Você sempre se sente bem quando o céu ainda é azul marinho. Vê melhor...


Mas a minha mãe gostava de me ver vestida de vermelho... Dizia: "Você fica lindíssim de vermelho!"


E de azul marinho? "Também!" "Mas em você as cores berrantes ficam esplendidas!"


Sim... mas por quê eu gosto tanto de pintar, estampar e é sempre tão mais fácil criar com o azul marinho e o branco???


Foi chegar em Lisboa e ser atraída imediatamente por uma xícara azul e branca que não estava à venda... e nem saber que o lugar chamava-se "Cantinho dos Açores"...e depois chegar em São Miguel, nos Açores e comprar diversos paninhos bordados de azul e branco...e mais xícaras, bules, jarras...


Para os orientais o marinho é o preto... o pink o vermelho...O que há em mim para ser atraída assim...?


A genética. A memória genética. Tão forte que emerge de forma sutil nas mais pequeninas coisas, pensamentos e idéias de nós mesmos.Creia-me. Nós não somos nós.Mas a nossa genética.Observe o desenho que fiz para a Casa da Sereia no topo desta página."


Fernanda Correia Dias


in dia-a-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário