sábado, 25 de junho de 2011

Fernanda Correia Dias . Dois saguis ou mais de vinte? . Fotógrafa
"Assim, contra a luz, quase mimetizados, entre os galhos e as folhas é que vivem naturalmente felizes os saguis em seu habitat.
Lembro do dia em que acordei com o barulho de "pedrinhas" lançadas contra o vidro da minha janela.
Ao me debruçar sobre o jardim, um bando de Mico-Leão-Dourado exibia-se para mim, agarrados nas altas palmeirinhas, muito próximas à minha janela. Contei mais de vinte, perplexa com a cor e volume da pelagem.
Modificaram a paisagem.
Reclamavam por comida? Qual? O que comem os micos Leão-Dourado?.
Quando soube anos mais tarde que estavam em extinção, minha memória revia a expressão de cada um com os nomes que inventei espontâneamente enquanto os observava..."Menino, Menina, Gordo, Magrelinho, Zangado...Pequeno...Pequenino...Mãe...Pai...Tio...Tia...Irmãozinho....Vô...Vó...Amigo...
Minha memória "filmou" cada um e aquela cena. Recebi mais uma chuva de pedrinhas...
Voltaram os dias seguintes. Chamei minha mãe para observar comigo. Ela viu. Depois, nunca mais.
Agora? Só em mim e dentro de mim.
Ninguém, nem eu mesma, consigo desassociar esta experiência quando ouço a palavra "extinção".



Fernanda Correia Dias

in Saguizinhos e Micos-Leão-Dourado no Cosme Velho




Nenhum comentário:

Postar um comentário