domingo, 30 de janeiro de 2011

Fernanda Correia Dias . Chez Nous . Fotografia com intervenção gráfica.
Casinha de Bonecas Met´alma (Quase Mahatma!)
"Pense no amor. Agora pense no que o amor pode fazer com você.
Pense em tudo o que ele traz de referencia na sua vida.
Como é sentir-se amado?
Como é conservar o Amor?
O Amor é conservar uma porcelana de nácar que ganhei de minha avó materna e madrinha de batismo, Cecília Meireles, quando nasci? É. Porque é uma porcelana, do fundo do mar-mais-bonito: Do mar do Amor das Madrepérolas... das Mães das Pérolas...Está ali, mas está muito mais profundamente no meu peito como um ícone de Amor.
Mas é também, conservar a minha Casinha de Bonecas que ganhei também de minha Avó Cecília, no dia do meu primeiro aniversário! Minha mãe me contou que minha avó trouxe a Casinha e minha tia Elvira e meu pai, montaram a casinha que está armada até hoje! Cinquenta e quatro anos! Muitas casinhas ainda não tem esta idade. Mas a minha tem! Olhar para a Casinha é lembrar minha Avó, Avô, Tios,Tias, Mãe, Pai, irmãos, primos...juntos!
Levar uma casinha de bonecas para a neta é querer que ela sonhe com a vida em família. Com a família! Pai, Mãe, Avôs, Avós, filhas, netos, tias, tios, primos! Os amores! Os amigos!
Eu brinquei muito com a minha Casinha de bonecas. A minha Avó sempre me perguntava se eu estava brincando com a Casinha. Minha mãe comprava o mobiliário, decorava comigo.Minha mãe foi sempre a melhor decoradora e animadora de festas! Dizia que minha boneca estava fazendo aniversário... que eu tinha que fazer um bolo... Reunir a família! Trazia pratinhos, forminhas de bolo, garrafinhas, árvores de Natal, ovinhos de páscoa, coelhinhos...bandeirinhas mínimas de festa junina...Bercinhos, nenezinhos...gatinhos, passarinhos, plantinhas com flores! Ah... também me dava farinha para fazer bolinho, leitinho para colocar nos copinhos...Florinhas para colocar nas jarras! Tapetinhos...
Brincar comigo e com a minha irmã de Casinha de Bonecas é amor de Mãe!
Lembro do motorista da minha Avó vindo me buscar e me levando para a casa da minha avó Cecília com a minha Casinha de bonecas e uma bolsa de mobilinhas... bonequinhas...e lembro de minha Avó com "cinco" anos, brincando comigo! A casinha em cima da mesa redonda da sala! Nós em volta!
Naquele dia ganhei dela uma bandejinha de espelho com bule e xicrinhas de porcelana mínimos, para bonecas!
Ah! Que divertido!
A Casinha conservada com suas mobilinhas e bonequinhas é um universo especial.Está sempre impregnada de Amor e de história.Não é preciso falar nada. Basta olhar!
No mínimo, para qualquer observador, ela é interessante por si mesma. O mobiliário em plástico, são reproduções de clássicos dos anos cinquenta e o mobiliário em madeira são miniaturas semelhantes ao mobiliário da casa da minha Avó Cecília Meireles e à casa de minha mãe, Mathilde.É uma aula de design. Uma aula de história.É uma obra de arte mais importante que muitas, porque é design participando da vida. Tornando a vida mais bela. Educando.
O fabricante da Casinha é a Met´alma. Quase Mahatma (Grande alma)
Presente de Avó poeta. Até o nome do fabricante é poético e a casinha a mais linda poesia!
Fernanda Correia Dias
Ícones do Amor
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário