sábado, 6 de novembro de 2010

Casa . Fernanda Correia Dias
Aquarela sobre cançon
"Existe sempre uma primeira vez que um assunto entra em nossas vidas.
Amar as flores em suas árvores e arbustos, recolher se quiser as caídas... amar os passarinhos, seus ninhos e proteger todos os bichinhos...Fechar as torneiras, verificar se estão abertas e fecha-las, apagar as luzes acesas sem necessidade, etc... etc...até o dia em que eu leio aos 12 anos a cópia de uma entrevista que minha avó Cecília Meireles deu a um reporter.
Ela fala sobre o futuro da poesia e dos seres humanos. Num determinado momento, ela diz o que estou dizendo aqui mas sem ter certeza se foram exatamente estas palavras, mas algo semelhente e assim : preocupo-me por que qualquer dia os seres humanos estarão comendo plásticos.
O sentido repercurtiu em mim como um eco e eu nem conhecia a palavra ecologia...mas era mesmo a Ecologia...
Meus pais, tias,Vovô Heitor e tio Harold eram a parte verde da minha educação desde que nasci... Então...quando precisei fazer sacolas industrialmente, fiz de papel. Quando precisei usar botões, optei por casca de coco, quando escolhi um tecido, escolhi o algodão...não bebo refrigerantes, não como comida de plástico e toda vez que é possível afasto-me da matéria. Não estou dizendo que o plástico não tenha sido algumas vezes uma matéria que optei, mas estou dizendo que todas as vezes em que tive outra alternativa, dei preferencia ao que não fosse plástico.
É uma matéria fantástica, impermiabiliza, acondiciona líquidos... substitui diversas peças de metal, vidro etc... mas ainda não é biodegradável. Precisa ser dirigida e reciclada para o bem.
Em 2000 eu vi em Lisboa a exposição de fotografias de Sebastião Salgado.
A dimensão da escassez de alimento e água obriga populações a busca-las e vagar pelo planeta pela sobrevivencia.
Hoje vi por sugestão do post de Marília (uma brasileira na Croácia), o filme HOME. http://www.home-2009.com/us/index.html / Yann Arthus Bertrand
Sugiro a todos que ainda não viram, que vejam . É a fotografia de cinquenta anos de efeitos destrutivos do homem sobre a Terra. A nossa Casa. Deve ser apresentado às crianças também, com algum adulto por perto, porque existe sempre uma primeira vez que um assunto entra em nossas vidas... "
Fernanda Correia Dias
Casa
Geografia familiar

Um comentário:

  1. Oi, querida! Achei muito bonitas as tuas palavras e o cuidado que tens com a natureza!
    Este documentário foi mais uma prova pra mim que devemos cuidar de tudo o que temos, valorizar e amar! Somos totalmente privilegiados e o mínimo que podemos fazer é respeitar o nosso meio ambiente!
    bjs com carinho,
    Marília
    P.S lindas as homenagens que fizeste à tua avó!

    ResponderExcluir