domingo, 3 de outubro de 2010

Jardim do Encontro, Sabiá Laranjeiras, eu e Maurício!

Tinha saído do quarto de hóspedes que um dia sonhei... e estava agora no Jardim do Encontro! Passou por mim, cantando uma Sabiá laranjeira - pássaro que canta na estação do amor/Primavera - e pousou no gradil de costas, demonstrando corporalmente que não temia a minha presença e foi montar guarda no gradil. Ficou ali cantando no gradil, linda. ma-ra-vi-lho-sa...
Tinha que chegar exatamente para ver a Sabiá cantando no Jardim do Encontro? Ah Laranjeiras... Como não te levar e trazer no peito e bem perto do meu coração?

Na Landscape do Jardim do Encontro/Casa Cor Laranjeiras, o Maurício, paisagista, me explicou que as duas altas jabuticabeiras no primeiro dia, estavam carregadas de jabuticabas...Que os micos degustaram todas! Que a água que circulava no tanque das "alfaces"(pistia stratioides) era a mesma em lindo movimento circular...Ele sabia os nomes Helicônia Bihai (bem conhecida em belos bouquets inteligentes), syrtostachys Lacca (uma palmeira com caule vermelho) e Alpinia Zerumbete (Colônia)
Foi o Maurício que me explicou que a Sabiá-laranjeira quando está com cria no ninho ( e ela está) faz vigília e guarda ao território, cantando para que os filhotes não aprendam a cantar nenhuma outra canção! E daquela casa vinha muita música... mas no Jardim do Encontro a Sabiá reinava. Maurício amava aquelas espécies e o paisagismo.
Desenhei a modesta e leal sabiá-laranjeira na residencia da família Modesto Leal diante de Maurício. E a Sabiá ficou ali, até que eu me fosse embora. Era mesmo, o Jardim do Encontro!

Fernanda Correia Dias
Para as minhas filhas


Um comentário: