segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Irene S.
óleo sobre tela

"Estas lindas quatro orquídeas estão pintadas com um frescor em uma tela com menos de 50 centimentros. Antíiiiiiiiiiiigasss...assinada por Irene S.

Não conheço Irene S. Mas a beleza de sua arte montada sobre chassi de madeira com angulos encaixados em cavilhas escavadas, sem grampeamento de metal ou cortes diagonais e canvas preso nas laterais por cravos... indicam que hoje esta arte deve estar com uns 60 anos.

Não...não comprei...O motorista do caminhão que recolhia trastes das portarias dos prédios vizinhos, me ofereceu tão logo a recolheu...Em número de quatro flores, representam eu, minhas duas filhas e minha mãe. Sensível observação ! Limpei, restaurei e deixei que Irene S. ficasse no meu estúdio, me observando.Conversando comigo.

Eloquente, Irene S. (é assim mesmo que está assinado) só responde às minhas perguntas com beleza e alegria de viver ao meu lado. Diferente de outras cattleyas, esta espécie labiatta Lindley com pinceladas mais escuras- splashs - nas pontas das pétalas e labelo rubro escuro com sopro de púrpuro e tipos estampados em amarelo... possuem matiz rosa suave nas pétalas e sépalas. Sempre frescas,sempre vivas e reunidas,úmidas, nunca secam.Vivem uma vida verdadeira de orquídeas perpetuadas em beleza! Até quando? Não...não sei...As que eu conheci pessoalmente e eram idênticas à estas, vinham sempre em caixas de acetato transparentes, dos floristas, acompanhadas de cartõeszinhos dos amigos que enviavam para alegrar os olhos da minha avó Cecília, no hospital, quando ela as perpetuava em poesia.

Deixo as raras quatro orquídeas- Irene S.- aqui para para alegrar seus olhos, sua vida e a minha... e quem sabe os olhos de Irene.S? Onze anos ao meu lado! e Procurando quase não encontro mais quem as cultive...as orquídeas modernas e admiradas hoje, são bem diferentes... mas estas aqui são bem queridas!"

Fernanda Correia Dias

Lições de orquídeas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário