domingo, 31 de outubro de 2010

Batuque, samba e macumba . Cecília Meireles


Cecília Meireles
Desenho e pintura em aquarela e nanquim, sobre papel .
Reprodução em prova de prelo para a edição do livro.
Batuque, Samba e Macumba
Projeto gráfico de Fernanda Correia Dias
Edição especial, bilingue, português/inglês .1983 . Patrocínio Crefisul e Funarte
"Estou chegando do Cosme Velho,
onde estive com vários amigos em pensamento.
Todos vivos em mim, mas quem os veria como os vejo?
Henrique Sergio Gregori e sua inteligencia afetiva,
Lélia Coelho Frota tão querida e seu amor por minha avó Cecília,
Padre Góes na igreja São Judas Tadeu,
a Estação do Corcovado e o Grilo gritando vacila à pampa...
Meu avô Heitor, entre os camaleões e os caxinguelês ...
Minha avó Cecília de mãos dadas comigo na padaria,
comprando casadinhos de doce de leite,
minha mãe Mathilde distribuindo o sorriso largo
entre Bom dia! Boa tarde! Boa noite!...
tão linda plantando lírios amarelos...
tão amorosa com as pessoas, os bichinhos e as flores!
Meus irmãos, primos, tias e tios...nas festinhas da pequena família,
e os vizinhos que me diziam e que ainda me dizem:
Princesa!
Ainda me chamam de Princesa e perguntam por minha irmã...
Ainda somos as irmãs princesas (!)
Outros dizem: Penso sempre em você! Ah! Como está você?
Eu estou bem e sorrio ao lado de meus amigos e família invísíveis.
E é uma reunião de visível e invisível, de memórias e de realidade,
de várias paisagens dentro da mesma.
Vão descendo e subindo todos, como neste desenho...
juntos em diferentes anos e épocas e eu também.
E por ali está meu pai, deixando a Laika correr na rua,
sabendo que ela volta, para subir o jardim ao lado dele.
Como?
Não sei.
Agora estou naquela janela... meu quarto!
Viver é sur real. A realidade é uma abstração,
porque a abstração é a realidade.
Só o amor sabe mais porque nunca é menos."
Fernanda Correia Dias
31 de outubro de 2010
Votando para presidente
Geografia familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário