domingo, 15 de novembro de 2009

Estampa Mata Atlântica Carioca - ano 2004 -
autor Fernanda Correia Dias
exclusividade e propriedade da Casa da Sereia

É uma beleza ver o artista partir de uma folha de papel em branco e traçar suas idéias e conceitos, fixar criações de novas estampas! Acompanhei o desenvolvimento deste trabalho que tem a marca da autora: mais uma obra definitiva e atemporal.
"Sou homônima ao meu avô materno. Herdei o nome e o sobrenome. Chama-se Fernando Correia Dias e é um renovador das artes gráficas e plásticas no Brasil e Portugal. A histórica revista A Águia, onde o poeta Fernando Pessoa - proprietário da referida revista portuguesa - imprimiu poemas de sua autoria pela primeira vez, traz na famosa águia da capa e projeto gráfico, a autoria e responsabilidade de meu avô em 1910.
Fernando também ilustrou inúmeros livros e de diversos autores, entre eles, os de sua esposa-poeta, Cecília Meireles. Não o conheci pessoalmente. Faleceu quando minha mãe completara 10 anos. Conheço profundamente sua obra, mas não sou nem a sombra dele. Ele é único e um virtuose. Ímpar mesmo.
Fez de tudo nas Artes. Foi Diretor Artístico das publicações mais importantes entre 1910/1935 e ainda colaborava como exímio designer, caricaturista, fotógrafo, ilustrador, capista, cartazista e publicitário. Tenho imensa alegria de saber da sua obra eternizada em inúmeras e belíssimas ilustrações, projetos gráficos e ex-líbris e que também foi capaz de marcar interiores e fachadas da arquitetura brasileira com seus trabalhos em diferentes técnicas e estilos. Pinturas, mobiliários,padronagens, objetos, esculturas, cerâmicas, tapeçarias, joias,vestuário, acessórios, vitrais, fontes, etc.
A pesquisa de arte marajoara, por exemplo, que ele fez no Marajó em pleno período mundial de art-decô para aplicar na arquitetura, cerâmica e mobiliário brasileiro,era um de seus temas, onde foi o pioneiro e prestigiado realizador."
Fernanda Correia Dias, Nov 2009, para Casa da Sereia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário